Esta é a capa animada de Yellow saxmarine, álbum que o saxofonista carioca Leo Gandelman lança nesta primeira semana de dezembro de 2018.

Como já dá para deduzir pelo título e pela própria capa, trata-se de incursão do músico pelo repertório do grupo inglês The Beatles.

Só que, diferentemente do que sugere o título Yellow saxmarine, Gandelman e o Julio Bittencourt Trio – formado pelo baterista Julio Bittencourt com o baixista Benjamin Bentes e o guitarrista Luciano Bittencourt – não embarcam especialmente no repertório do disco Yellow submarine, lançado em 1968 com a trilha sonora do homônimo filme de animação estreado pelos Beatles naquele ano.

As dez músicas do repertório do álbum Yellow saxmarine são provenientes de vários títulos da discografia do grupo.

Let it be (John Lennon e Paul McCartney) é a canção-título do álbum de 1970, por exemplo. A balada And I love her (John Lennon e Paul McCartney) foi lançada em 1964 no álbum A hard day’s night. Já Ticket to ride (John Lennon e Paul McCartney) é a música lançada em single em abril de 1965.

Testada em shows apresentados pelo Brasil desde 2017, antes de ser perpetuada em disco, a rota da viagem seguida pelo Yellow saxmarine de Gandelman é mais ampla.