Illy põe toque de samba-reggae em pagode popularizado por Belo há 20 anos

Capa do single 'Desafio', de Illy — Foto: Julia Pavin
Capa do single 'Desafio', de Illy — Foto: Julia Pavin

♪ Illy continua no terreno das regravações de sucessos alheios. Após diluir a densidade do repertório de Elis Regina (1945 – 1982) no álbum Te adorando pelo avesso (2020), lançado em abril, a cantora volta a abordar pagode popularizado pelo cantor Belo.

Embora o single Desafio esteja sendo lançado nesta quarta-feira, 9 de setembro de 2020, a gravação foi feita em 2018, ano em que Illy estreou o sedutor show Voo longe já com a música no roteiro.

Pérola do pagode romântico, o samba Desafio (Délcio Luiz e Adalto Magalha, 1999) foi apresentado em disco pelo grupo Kiloucura e caiu na boca do povo ao ser regravado pelo cantor Belo em 2000.

Feita por Illy com produção musical e arranjo do baterista e percussionista Marcelo Costa, a gravação de Desafio evoca de leve a batida do samba-reggae, em alusão à origem baiana da cantora, sem se desviar do trilho do pagode romântico.

Pretinho da Serrinha (cuíca), Guilherme Lírio (guitarra e surdo virado) e Gabriel Loddo (baixo, cavaquinho e surdo virado) figuram no time de músicos arregimentados para o cover de Desafio no single gravado no Estúdio Marini, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), por Mauro Araújo e mixado e masterizado por Daniel Carvalho.