Em 2014, Mônica Salmaso elevou a obra dos compositores Guinga e Paulo César Pinheiro em álbum, Corpo de baile, que reiterou a perfeição do canto desta intérprete paulistana nascida em 1971 e em cena desde os anos 1990.

Ao registrar 14 músicas dessa parceria, fonte abandonada nos anos 1980 por conta da briga dos compositores, Salmaso deu voz a um Brasil vintage, clássico na forma poética das letras de Pinheiro, mas também atemporal pela modernidade das melodias e harmonias de Guinga.

No show Corpo de baile, estreado em 2015 e perpetuado em DVD lançado pelo Selo Sesc no fim deste ano de 2018, três anos após a estreia, a cantora bisou a perfeição do disco, dando voz ao Brasil de Guinga e Pinheiro envolvida em majestoso vídeo-cenário criado pelo cineasta Walter Carvalho.

Um dos mais celebrados fotógrafos do cinema brasileiro, Walter Carvalho assina a direção do DVD captado em apresentação do show Corpo de baile no Palácio das Artes, em Belo Horizonte (MG), em setembro de 2015.

Capa do DVD 'Corpo de baile', de Mônica Salmaso — Foto: Divulgação
Capa do DVD ‘Corpo de baile’, de Mônica Salmaso — Foto: Divulgação

Editado pelo Selo Sesc com esmero, perceptível inclusive na textura da capa e do encarte, o DVD Corpo de baile se justifica tanto pela música como pelo inebriante efeito visual do espetáculo.

O vídeo-cenário de Carvalho potencializou a beleza do show com projeções de imagens em tela de tule alocada à beira do palco, entre a cantora e a plateia, fazendo com que cada número soasse como curta-metragem.

As imagens projetadas por Carvalho funcionaram como telas que traduziram visualmente o universo das músicas, criando deslumbrantes efeitos visuais ao enquadrar nessas telas a cantora e a banda formada por Teco Cardoso (saxofone barítono, flautas e pifes), Nailor Proveta (clarinete), Paulo Aragão (violão), Nelson Ayres (piano e acordeom), Neymar Dias (contrabaixo e viola caipira), além dos músicos do Quarteto Carlos Gomes, cujas cordas foram tocadas Adonhiran Reis (violino), Alceu Reis (violoncelo), Cláudio Cruz (violino) e Gabriel Marin (viola).

Mônica Salmaso e a banda no video-cenário criado por Walter Carvalho para o show 'Corpo de baile' — Foto: Divulgação / Paulo Rapoport
Mônica Salmaso e a banda no video-cenário criado por Walter Carvalho para o show ‘Corpo de baile’ — Foto: Divulgação / Paulo Rapoport

Musicalmente, o registro audiovisual do show Corpo de baile soa igualmente impecável na direção assinada por Teco Cardoso com a própria Mônica Salmaso.

O roteiro do show reproduz as 14 músicas do álbum – cujo repertório apresentou seis composições então inéditas em disco, casos da indígena Curimã, do choro-canção Fim dos tempos, do fado Navegantes, da marcha Rancho das sete cores e da valsa Sedutora, além da valsa-título Corpo de baile – e incorpora a modinha Senhorinha (1986), única das 15 músicas do show ausente do repertório do disco Corpo de baile por já ter sido gravada por Salmaso no álbum Voadeira (1999).

Com arranjos sublimes, as músicas de Guinga e Paulo César Pinheiro são elevadas ao céu pelo canto apurado de Salmaso, cantora que dá um baile neste DVD tardio, mas ainda bem-vindo por eternizar um momento iluminado da trajetória coerente dessa intérprete tão zelosa das tradições da MPB. (Cotação: * * * * *)